Basicamente, animes são os desenhos animados produzidos no Japão. Para os japoneses os animes são todos os desenhos animados, independente da sua origem, nacional ou estrangeira. Para o mundo ocidental os animes são apenas os desenhos animados do Japão.

Os animes também podem ser chamados de japanimation em inglês e, ao contrário do que muitos pensam, a animação não tem apenas um género de anime, mas sim um meio, e nesse meio os filmes são produzidos com conteúdos variados e em diversos géneros tais como comédia, terror, drama, ficção científica, erótico, etc. Às vezes, pode-se encontrar o termo anime para designar os animes no mercado estrangeiro.


A principal característica dos animes e dos mangas são os olhos geralmente muito grandes e muito bem definidos. Podem variar entre redondos ou rasgados, mas são sempre feitos cheios de brilho e com o uso de cores que chamam a atenção, de modo a refletir a emoção das seus personagens. Os animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVA. Dentro das principais características dos animes, podemos reconhecer o uso de uma direção de arte focada na agilidade, assim como enquadramentos ousados e muito movimento em cena. Além disso, existe a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance e pornografia, neste caso o hentai. Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterossexuais, mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, leva em muitos casos à censura e adaptação de personagens. Os sentimentos são, geralmente, reproduzidos de maneira explícita por meio de conjuntos de reações, como por exemplo:
A gota de água que aparece do lado do rosto do personagem, representa o seu constrangimento; dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens, representa raiva ou maldade; diminuição súbita do personagem, representa a vergonha; nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.

0 Responses so far.

Postar um comentário